quinta-feira, 18 de junho de 2009

As "verdades" que as novelas nos contam

De todos os tipos de alienações presentes na televisão, eu acho que nada me irrita mais do que a novela...
Até vai as pessoas acreditarem em tudo o que o Fantástico ou Jornal Nacional, afinal, se trata de fatos da vida real, ainda que mascarados, mas isso não vem ao caso.
Revoltante, é ver um macaco virar assunto de conversas de família durante o jantar... Agora estão todos apaixonados pelo macaco, o novo galã da novela. Pois é, os clichês de Sessão da Tarde invadiram a novela e, parece que vai ser pra ficar.
"Olha como ele é fofo!","Ele entende tudo", "Viu, como ele tem sentimentos"... Meu Deus, ele é só um macaco, treinado pra sorrir perante as câmeras, o que por si só já é um absurdo, cadê as leis de proteção aos animais?
Mas isso não é o bastante, o horário nobre foi tomado agora pela "onda indiana", agora, qualquer brasileiro já pode entender tudo que acontece na Índia, porque a novela está ensinando ao povo como se porta "exatamente" o povo indiano, e claro, que o desfecho da novela será o abandono da cultura nativa e adesão aos "perfeitos e corretos" costumes Ocidentais... Onde isso vai parar?
Esses dias na faculdade, vi uma senhora com uma pedrinha colada entre os olhos, e agora em qualquer camelô você encontra qualquer espécie de roupas e produtos indianos, as expressões então, já estão na boca do povo, se a Juliana Paes disse, podemos todos repetir.
Ninguém se importou em ver se tudo isso que nos é importado é real, mas já estão todos contra "as atrocidades da cultura indiana",e simultaneamente, reproduzindo o modo de vida deles, à lá Rede Globo, é claro...
E, aí de mim se tentar mudar de canal, ou falar alguma coisa... O que mais me decepciona, é as pessoas não quererem saber.

Um comentário:

Luciano Pádua disse...

muito revolt ciencias sociais vc! ahahhaha
defina real, por favor. =p
bjus! gostei do texto!