sexta-feira, 1 de maio de 2009

Hoje eu acordei meio Comunista...

Deve ser a leitura do Manifesto Comunista, as aulas de Ciência Política, a cada vez maior descrença na democracia (ainda vou fazer um post sobre isso), não sei... Cada vez mais tenho impressão que estamos inseridos em uma jaula invisível em frente a um gigante outdoor com os dizeres "Liberdade e Igualdade", e ele é tão grande que não conseguimos enxergar nada além do tão belo enunciado, e, como alguém disse uma vez, uma mentira dita mil vezes se torna verdade...
Aí, aproveitando a onda "vermelha", peguei o filme do Che (excelente, por sinal!) e teve uma fala dele que me chamou muita atenção.

"É muito fácil dizer que no capitalismo o indivíduo tem a opção de satisfazer ou expressar-se através da natureza humana.Um menino tem um brinquedo e quer 2, tem tres e quer 4, essa é a natureza humana, não é? Entretanto, quando a sociedade comporta-se da mesma forma ou quando isso se converte em um monopólio oprimindo os menos afortunados. É essa a natureza humana?É então quando a gente tem que fazer algo."

Tem gente que condena Fidel e Che pelas execuções em Cuba em nome da Revolução, agora pergunto a vocês porque ninguém questiona o Bush pela execução em massa em nome do Imperialismo?
Acho que não acredito em uma revolução socialista nos dias de hoje, acredito que as pessoas, inclusive eu, não abririam mão do comodismo do capitalismo em detrimento de uma sociedade que visasse acima de tudo a igualdade, mas também já não acredito na democracia... merda! acho que estou virando uma Cientista Social.

4 comentários:

Anônimo disse...

muito bom o texto,continue sempre escrevendo suas idéias sobre essa sociedade "maluca"...se possível publique um livro quando for uma cientista social/jornalista de prestígio!hehe


gustavo

sonetoaoalvoroco disse...

é, se vc tá estudando pra isso, esse é o caminho! haha
e eu concordo plenamente: sonhamos com uma sociedade igualitária, mas nem pensar em abrir mão dos nossos comodismos. é foda!

conca disse...

porra fernanda, demais... consigo me colocar facilmente no seu lugar! foi bom ler isso, eu sempre senti que você tava envolvida com o curso, mas não a esse ponto...
eu, você e vários outros estamos aí pra isso... fazer a diferença... pelo menos, a intenção é boa, não é?

vamos lá, fer... bora fazer duas faculdades ao mesmo tempo e usar o nosso máximo... beijão

Unknown disse...

Eei, o que que eh isso? Acho que tah distorcendo as intençoes do nosso querido Bush. Eh tudo em nome da liberdade...,nao?