terça-feira, 5 de maio de 2009

Zoológico Humano?

Quinta-feira passada, estava eu jantando, arroz feijão e com a musiquinha do Jornal Nacional ao fundo... bem brasileiro, quando me deparo com o senhor Governador de Roraima, de terno e gravata; eis que o sujeito tem a audácia de, em rede nacional, proferir a seguinte frase:

"Não pretendo, não vou discutir. Esse assunto já foi discutido exaustivamente. Aquilo vai se transformar num verdadeiro zoológico humano. Sem a menor condição de sobrevivência, sem contato com o branco, o que vamos ver lá serão animais humanos".

Tal declaração foi dada a respeito da desocupação dos não-indígenas da reserva Raposa Serra do Sol. Não é minha intenção aqui discutir sobre esse tema, mas sim, sobre as palavras do ilustre governador.Quando a reportagem terminou, eu estava perplexa, não era possível, devia ser o sono, sei lá, corri para o computador (viva a tecnologia!) e realmente, não era da minha cabeça, tinha sido exatamente aquela a fala do Governador.
Primeiramente, eu gostaria de lembrar ao senhor José de Anchieta Júnior que vivemos em um país onde a cultura indígena é tão presente, que bem possivelmente, este senhor tem algum parente distante indígena.
Em segundo lugar, pelo pouco que já estudei e estou estudando da cultura indígena, o modo de vida deles me parece muito mais racional do que muitos aspectos da nossa vida em "sociedade".
Terceiro Lugar, estamos falando de um político, uma pessoa com vida pública, eleita pelo povo e que tem como dever principal, defender o seu povo. Posso estar enganada, mas não acho que tratar de seu povo como "animais" seja uma maneira cordial de se representar um povo...E sabe o pior de tudo, podem anotar esse nome, porque na próxima eleição ele aparecerá e infelizmente ninguém vai se lembrar do acontecimento de quinta passada. Sorte dos políticos, que no Brasil as pessoas sofrem de perda de memória política...

Depois dessa, Malinowski agradeceria por não estar vivo para ouvir uma coisa dessa...

Nenhum comentário: