segunda-feira, 30 de maio de 2011

aureas mediocritas





Foi ontem, ou talvez semana passada, não importa.
Uma aula que acabou antes do previsto e um motorista que freiou buscamente o ônibus depois do ponto. Subo no ônibus e me deparo com dois sorrisos enormes, um chocalho de lata de nescau e um violão desgastado.
Dois meninos se apresentavam para a platéia cansada que frequenta ônibus ás 22h de quinta-feira. Muitos dormiam, outros liam, falavam ao telefone, mas alguns poucos pararam para ouvir a música, eu era uma delas. Acho que a música estava um pouco fora do compasso, pra falar a verdade não me lembro, me perdi em meio aqueles sorrisos e não era capaz de prestar atenção em mais nada.
Ao perceberem meu sorriso infantil, sorriam cada vez mais infantilmente para mim. Sem perceber estava cirandando com eles de mãos dadas sem desgrudar do banco ou soltar a mochila pesada das minhas mãos. Fantasiei, fantasiamos, por umas frações de segundos simplesmente esqueci que onde eu estava, estava feliz, esse era meu estado de espírito e isso bastava.
Nosso conto de fadas durou pouco mais de 3km, a distância da Enseada de Botafogo ao final da praia do Flamengo, para ser mais precisa.


Ao fim, eles passaram a sacola mágica, pediram que colocássemos o que quiséssemos dentro dela, pensei em colocar mil coisas, mas coloquei apenas 2 moedas de 25 centavos. Queria ter colocado ali mil fotos, um texto, um poema, e mais que tudo isso, um verdadeiro muito obrigada, pois naquele momento, eles me fizeram encontrar algo que estava perdido aqui a algum tempo, a fantasia.


Faço este texto para eles, que criaram em mim vontade de voltar a escrever aqui. De repente um dia, alguém passando por esse blog por alguma coincidência da vida, encontrará aqui uma alma e enfim terei colocado naquela sacola mágica tudo que encontrei e desejei retribuir.

3 comentários:

Rafael Spínola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Spínola disse...

muito boa a crônica fer, vc retribui de algum jeito e passou adiante

Arthur disse...

Acho totalmente válida a sua moeda de troca =)
Se eles perceberam o valor do seu sorriso naquele momento, com certeza saíram muito bem recompensados.